Sobrepeso: Principais causas do Sobrepeso

O sobrepeso é mais comum do que se possa imaginar, milhares de pessoas, hoje em dia, estão acima do peso, ou seja, sobrepeso. Mas você sabe realmente o que é sobrepeso? Veja aqui no artigo o que é e tire suas dúvidas.

Sintomas

Estar sobrepeso é um problema que afeta milhares de pessoas e o mais importante é que essas pessoas estão a um passo para a obesidade. Isso mesmo, o sobrepeso é uma pessoa que está acima do seu peso genético, ou seja, daquele peso que o seu organismo suporta, ou que deveria estar. Quando você passa do peso ideal é preciso tomar cuidado para não ficar obeso.

Os sintomas mais comuns da obesidade são: dificuldade de fazer agachamento, cansaço físico, gordura abdominal acumulada, dificuldade em subir escadas

Causas

Tratamentos para pessoas sobrepeso é praticamente o mesmo do que para pessoas obesas. Hoje em dia com o consumismo desenfreado, dos fast foods, as pessoas estão cada vez mais gordas, principalmente entre os adolescentes. As brincadeiras de rua, que faziam com que as crianças se movimentassem e queimassem calorias, mesmo que comessem doces e alimentos calóricos, não engordavam. Ao contrário do que ocorre hoje em dia, as crianças se tornam obesas e sobrepeso por conta da falta de atividades físicas e da má alimentação. Ou seja, as crianças, adolescentes e adultos passam horas sentados na frente do computador, ou trabalhando ou jogando e para piorar a situação acabam se embutindo com comidas extremamente calóricas.

Além da causa genética e de problemas de saúde as causas de estar com sobrepeso podem ser muitas, mas as mais preocupantes são duas – má alimentação e falta de atividades físicas.

Tratamento

O tratamento para pessoas com sobrepeso depende de uma série de fatores, mas tem alguns muito mais relevantes que devem ser observados. Entre os tratamentos, está em ir ao médico, para ver a causa do sobrepeso, pois às vezes a pessoa está com problemas psicológicos e acaba comendo por compulsão. Se for alguma disfunção hormonal ou algum outro problema que pode ser solucionado com medicações, só o médico pode receitar. Por outro lado você pode tratar o sobrepeso em casa, com uma alimentação saudável e começar a praticar atividades físicas, pois elas vão acelerar o metabolismo de forma que vai começar a queimar muito mais calorias.

A alimentação saudável é a melhor forma de combater o sobrepeso, uma dieta controlada desenvolvida por um nutricionista, desde que seja de acordo com o seu biótipo é fundamental para perder peso. Muitas pessoas recorrem a medicamentos para emagrecer, porém nem sempre eles são a melhor opção, pois eles podem ocasionar efeitos colaterais e ocorrer efeito rebote, ou seja, depois que a pessoa para de tomar o medicamento, volta a engordar tudo outra vez e às vezes, engorda bem mais.

Portanto, o tratamento para combater o sobrepeso está em ter uma alimentação saudável a base de frutas, legumes e carnes magras, bem como acrescentar a prática de atividades físicas. Dessa forma é possível combater o sobrepeso e manter boa forma física.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Talvez você se interesse por:

Rugas: Principais tratamentos para Rugas

As rugas aparecem na pele, quando as pessoas envelhecem, esse é um processo natural. Porém com as influências do clima, da má alimentação, do sol em excesso sem proteção, do sedentarismo e fatores genéticos as rugas tem aparecido cada vez mais cedo. Compreenda melhor as rugas no artigo.

Sintomas

As rugas são sulcos que ficam na pele, principalmente no rosto ao redor dos olhos e boca. Um dos fatores que influencia bastante no aparecimento de rugas é a falta de cuidado da pele com relação ao sol. Isso mesmo, pegar sol em demasia sem usar a proteção correta ocasiona rugas na pele, por isso os jovens, cada vez mais, estão com as linhas de expressão mais visíveis. Os sintomas das rugas são: a perda de elasticidade da pele, a pele fica mais ressecada, começam a se formar linhas finas ao redor dos olhos e da boca, com o tempo elas tomam conta do rosto e do corpo.

Causas

Um dos problemas que mais trazem desconforto para as pessoas, são as rugas. Tanto mulheres, quanto homens, buscam por uma aparência jovem e fazem de tudo para que as, tão temidas rugas não apareçam, ou retarde o seu aparecimento. Na realidade não existe apenas, um fator, responsável pelas rugas, pois elas aparecem por conta de um conjunto de fatores, sendo que o mais importante deles é o genético. Quanto mais rugas os familiares diretos, como pai e mãe tiver, maior é a probabilidade dos filhos desenvolverem rugas.

Outros fatores como poluição, estresse do dia a dia, sol em excesso, a falta de hidratação da pele e a renovação celular. Você sabia que depois dos 50 anos as células não se renovam com a mesma intensidade do que quando jovens? Esse processo ocasiona o envelhecimento natural. O riso, movimentos de expressão facial são grandes influenciadores das rugas.

O tipo de pele também influencia muito no aparecimento das rugas, por exemplo, as peles claras, essas são mais propensas ao surgimento das rugas, pois elas apresentam pouca melanina, pessoas com pele mais escura, como castanhas e negras são menos propensas a terem rugas ou retarda o aparecimento das mesmas.

As dietas também podem ser favoráveis ao aparecimento de rugas. Quando uma pessoa perde muito peso, a tendência é que a pele sofra com isso e apareçam rugas, ao contrário de quem está gordinho, pois a pele estica e as rugas somem.

O tabagismo também é um grande influenciador de rugas, pessoas que fumam desde cedo tem tendência a terem mais rugas e cada vez mais cedo. Pela pouco hidratada também ocasiona rugas. Enfim, são vários fatore causadores das rugas, mas graças a tecnologia, hoje é possível contar com cremes e tratamentos para evitar ou retardar o surgimento das rugas.

Tratamentos

Existem inúmeros tratamentos para combater as rugas, principalmente quando as mesmas estão na primeira fase, que são apenas linhas de expressão bem suaves. Nessa fase qualquer tratamento faz efeito. Fazer uma consulta com o Dermatologista é fundamental para acabar ou evitar o aparecimento das rugas. Hoje em dia a indústria de nutricosméticos oferece uma gama de produtos para o dia a dia que ao mesmo tempo que embelezam, tratam a pele. Porém existem tratamentos mais direcionados para as rugas, como os cremes anti-rugas, eles apresentam efeitos diferentes, como os cosméticos que proporcionam hidratação da pele; os cosmecêuticos que tem a função de penetrar em camadas mais profundas da pele, sem promover agressões e os medicamentos que são mais abrasivos, pois apresentam retinol em sua fórmula, além de ácido glicólico e ácido lático e vitaminas E e C. a função dos ácidos nesse tratamento é de remover as camadas mortas da pele fazendo com que uma pele novinha seja reestruturada com muito mais elasticidade e firmeza.

Linhas de expressão: Principais tratamentos para Linhas de expressão

As linhas de expressão, tendem a começar a surgir, a partir dos 25 anos. As mulheres tem maior preocupação com a aparência do que os homens, pois o desejo de ter aparência jovem por mais tempo faz com que busquem inúmeros métodos para retardar o surgimento das linhas de expressão.

O que são as linhas de expressão?

Com o passar do tempo a pele vai mudando e ao se deparar com o espelho é possível observar as linhas de expressão. Se você ainda não sabe, as linhas de expressão costumam aparecer cada vez mais cedo, aos 20 anos, isso mesmo, os locais que elas mais aparecem é onde as expressões do rosto são realizadas, ao redor da boca, dos olhos, e também na testa. Elas não são profundas, como as rugas e podem ser eliminadas com o tratamento adequado.

Os cuidados com a beleza são tão importantes, que podem fazer com que a mulher se deprima, caso não esteja de acordo com sua aparência. Não, que exista um padrão único de beleza, mas vários padrões, por isso estar de bem consigo mesmo é muito importante e cuidar da aparência é fundamental.

Causas

As linhas de expressão surgem por conta da falta de colágeno e elastina, uma vez que essas duas substâncias são responsáveis pela elasticidade da pele. Com o passar do tempo a tendência é de que as linhas de expressão fiquem mais profundas dando origem às rugas. As linhas de expressão mais comuns são: bigode chinês e o pé de galinha, que em pessoas fumantes e que se expõem ao sol sem proteção adequada, tendem a ser mais acentuadas. Além do fator genético, as linhas de expressão surgem por falta de cuidados adequados com a pele e a alimentação, por exemplo, se você tem uma alimentação balanceada, toma bastante água, sua pele tende a ficar mais hidratada e firme.

Tratamentos

Existem inúmeros tratamentos para as linhas de expressão, mas os mais indicados por especialistas, são os dermocosméticos, uma vez que eles podem eliminar as linhas de expressão. Outra dica de tratamento é usar cremes que contenham vitamina “C”, fazer limpeza de pele, a cada 15 dias ou uma vez por mês, não deixar de usar filtro solar, mas é importante que tenham proteção UVA e UVB, tomar colágeno para manter a elasticidade da pele, entre outros. Para quem deseja um tratamento mais potente, com efeitos mais visíveis pode apelar para peelings e suas variações, entre outros tratamentos.

Outro tratamento, mas que é muito abrasivo para eliminar as linhas de expressão é o lazer CO² Fracionado ele promove a remoção das células mortas na primeira camada da pele fazendo com que surja uma pele nova cheia de viço e sem as linhas de expressão. Também tem as aplicações de Botox, que não dura muito tempo o efeito, mas para quem deseja algo momentâneo ele funciona muito bem e a radiofrequência que estimula a elasticidade da pele. Cada tratamento depende do tipo de pele e das linhas de expressão, por isso é importante procurar um Dermatologista para obter melhor resultado.