Obesidade

A obesidade é uma das doenças que tem afetado cada vez mais pessoas no mundo inteiro, dado o grande fator da vida moderna de ser rápida e exigir o máximo de desempenho e esforço da maioria das pessoas o tempo todo, cada vez mais a alimentação saudável é deixada em segundo plano, gerando o desequilíbrio que resulta na enfermidade.

O paciente obeso, basicamente, tem o acúmulo excessivo de gordura em seu organismo devido ao fato de que consome muito mais calorias do que gasta, fazendo com que seu índice de massa corpórea esteja desequilibrado e possa ocasionar diversos tipos de doenças que irão ser influenciadas pelo ganho de peso.

A obesidade pode ser dividida em três tipos, o primeiro que consiste no sobrepeso em si, que é um fator que geralmente indica que o paciente precisa estar mais conectado com a alimentação saudável e realizar mudanças em seu estilo de vida, bem como realizar exames para verificar a ocorrência de qualquer doença que possa estar potencializando o ganho de peso.

A obesidade em si pode ser avaliada a partir do momento em que o IMC do paciente está acima da casa dos 30, fazendo com que possa ocasionar uma série de outras doenças que tem a obesidade como um fator de risco, como as doenças do coração, a diabetes, as doenças de ossos e articulações.

Já no caso da obesidade mórbida, o portador está com o IMC na casa acima dos quarenta, fazendo com que a pessoa que sofre desta condição tenha extrema dificuldade em lidar com quaisquer atividades físicas, por mais simples que seja, e tenham necessidade de intervenção cirúrgica para melhora do caso.

Sintomas

Como a obesidade consiste em um aumento de peso considerável, tanto em um curto período de tempo quanto em um período longo que envolve o ganho de gordura e consequentemente o desequilíbrio da saúde, os sintomas são fatores que envolvem o cotidiano do portador de obesidade.

Eles podem ser entendidos por meio da observação do ganho de peso extremo, a necessidade constante de aumentar o tamanho das roupas e as roupas que estão sendo perdidas no armário, o acúmulo de gordura localizada na região do abdômen, e, de modo geral, o aumento do índice de massa corpórea (IMC) que indica o fator da obesidade.

Causas

Nosso organismo funciona de maneira a obter energia e realizar o gasto da mesma em atividades cotidianas, tanto físicas quanto mentais. A causa da obesidade é o fator que envolve a ingestão de mais calorias do que o corpo necessita para realizar esta quebra metabólica e transformar em energia.

Isso é provocado, na grande maioria das vezes, por fatores que envolvem tanto distúrbios alimentares como a compulsão alimentar, que precisam ser tratados a nível psicológico, quanto o mal gerenciamento de uma dieta, que consiste no consumo de alimentos gordurosos e que não proporcionam saúde ao corpo, bem como a falta de atividades físicas para que o gasto seja equivalente ao consumo.

As influências genéticas também poder fazer um grande papel na ocorrência da obesidade, dado que o fator metabólico que se herda da família pode ser determinante quando associado a uma dieta que envolva excessos.

Também é possível que a obesidade esteja associada a doenças que intensificam o mal funcionamento do organismo na hora do gasto calórico e da geração de energia, como o hipotireoidismo, a depressão e a síndrome de Cushing.

Tratamentos

A maneira mais simples e eficaz de conseguir lidar com a obesidade antes que a mesma atinja o patamar da morbidez é realizar uma mudança completa no estilo de vida e alimentação do portador, fazendo com que ele possa conseguir gastar toda a energia que consome e regularizar seu organismo.

O uso de medicamentos, a não ser que indicado por um profissional que esteja lidando com o quadro de forma específica, não é recomendado. Para os pacientes portadores de obesidade mórbida, tanto a reeducação alimentar quanto a cirurgia bariátrica são recomendados.

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Loading...

Talvez você se interesse por:

Este artigo foi lhe útil? Clique no G+1. É muito importante para nós!