Obesidade: Principais Tratamentos

A Obesidade é uma doença que vem atingindo cada vez mais pessoas no Brasil e em todo mundo, se tornando um problema de ordem mundial, pois cada vez mais crianças e adolescentes vem apresentando estar acima do peso, com índices de massa corporal (IMC) elevados e sofrendo com outros problemas em decorrência dessa doença. Tratar a obesidade, pode não ser fácil, mas aos poucos, com acompanhamento adequado e consciência da importância de se tratar é possível se ter bons resultados. E se você quer saber mais sobre essa doença continue lendo nosso artigo que explicamos tudo!

Sintomas

A Obesidade é algo que pode ser notado visualmente, mas para se ter certeza de que uma pessoa está com obesidade e não acima do peso é necessário saber o IMC dela para assim ver se o resultado está no nível conhecido como obesidade e em qual tipo. Para calcular o IMC é preciso de saber o peso exato da pessoa e sua altura, com essas duas informações você mesmo consegue calcular qual é o índice de massa corporal dela. Porém é preciso saber que você só calcula a massa corporal, para saber porcentagem de gordura no corpo é preciso fazer um exame clínico acompanhado de um médico. Com as informações de peso e altura em mãos você pode calcular o IMC da seguinte maneira

IMC:  ou seja, você deve dividir o peso pelo valor da altura ao quadrado, o resultado é o seu IMC. Resultados acima de 30 são considerados como obesidade.

Causas

A obesidade é o resultado dos acúmulos de gorduras que ficam no corpo e não são utilizadas pelo o organismo para energia. Pode parecer estranho, mas as causas para a obesidade não são tão óbvias assim, uma vez que não é apenas a alimentação a culpada por isso, mas sim uma combinação de fatores. Algumas pessoas podem ser obesas por causa de outros problemas de saúde, que acabam atrapalhando o metabolismo provocando com que elas não acumulam mais gordura do que é necessário. Mas a alimentação incorreta, a falta de exercícios físicos e o metabolismo lento são as principais causas da obesidade. Fatores como histórico genético também devem ser levados em consideração como uma das causas da obesidade.

Tratamentos

O principal e mais seguro tratamento para a obesidade é mudança dos hábitos, principalmente os alimentares, adotando uma dieta mais saudável e sem muitos alimentos que fazem mal para o organismo e são difíceis de serem absorvidos e acabam virando gordura localizada. Mas além disso, a prática de atividade físicas, mesmo que moderadamente como as caminhas, também é essencial para ajudar o metabolismo a trabalhar mais rápido e assim queimar gorduras.

Em alguns casos o uso de suplementos ou de medicamentos para emagrecer pode auxiliar a potencializar os resultados do tratamento da obesidade. Mas apesar de muitos suplementos serem vendidos sem receita, por serem métodos naturais, o uso de medicamentos está condicionado ao um tratamento e acompanhamento médico, uma vez que existem efeitos colaterais desses produtos. Ainda assim, mesmo utilizando algum tipo de medicamento é necessário aliar isso com uma reeducação alimentar e com exercícios físicos. Existem casos em que para se tratar a obesidade é recomendado uma cirurgia bariátrica, porém apesar de que a maioria dos casos ela dar certo e bons resultados, é um procedimento arriscado e corre-se o risco de voltar a engordar no futuro, uma vez que só os procedimentos sem uma mudança na alimentação não são suficientes para ficar no peso ideal.

 

 

Quantas Estrelas Vale Este Artigo?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)

Loading...

Talvez você se interesse por:

Este artigo foi lhe útil? Clique no G+1. É muito importante para nós!